sexta-feira, 20 de maio de 2011

AQUÍFERO GUARANI: O QUE NÓS SABEMOS SOBRE ELE?

O Aquífero Guarani é o maior manancial do mundo. Conheça um pouco mais sobre essa riqueza natural localizada no subsolo do Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina.
Grupo da Jamiéli.

2 comentários:

  1. SEMAE
    O SEMAE-Serviço Municipal de Água e Esgoto-é uma empresa pública que visa a oferecer abastecimento de água tratada,coleta/tratamento de esgotos e operação do sistema de macro e micro drenagem. Investe em saneamento básico para legitimar seu compromisso com a qualidade de vida. Durante muitos anos,o SEMAE,enquanto autarqua, vem interagindo com a sociedade, identificando as ^necessidades das comunidades locais e incentivando o desenvolvimento social e econômico da cidade, procurandoexpandir seus serviços a toda população.
    Os recursos hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualque tipo de uso de região ou bacia.
    No âmbito do desnvolvimento sustentável, o manejo sustetável dos recursos hídricos compreende as ações que visam garantir os padrões de qualidade e quantidade da água dentro da sua unidade de conservação, a bacia hidrográfica.
    O SEMAE possui direitos outorgais de utilização desse recurso. A outorga não dá ao SEMAE a propriedade de água ou sua alienação, mas o simples direito de seu uso. Portanto, a outorga poderá ser suspensa, parcial ou totalmente, em casos extremos de escassez ou de não cumprimento pelo outorgadodos termos de outorga previstos nas regulamentações, ou por necessidade premente de se atenderem os usos prioritários e de interesse coletivo.
    Os recursos hídricos são de fundamental importância no desenvolvimento de diversas atividades econõmicas, e é importante dar relevância á necessidade de integrar a gestão da água em função dos seus diferentes tipos de uso(irrigação, abastecimento, energia hidráulica, controle de enchentes, piscicultura, agricultura, lazer e outros)das diferentes dimensões de conhecimento que estão envolvidas, dos diferentes tipos de instituições. Pressupõe a valorização da água em função da sua natureza renovável e fluida.

    DANIELA 4

    ResponderExcluir
  2. TRATAMENTO DA ÁGUA DO RIO DOS SINOS
    Ao captar a água do Rio dos Sinos, esta se encontra com um alto índice de po0luição devido a falta de tratamento do esgoto das 32 cidades que compõe a bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. São duas as estações de tratamento em São Leopoldo:a ETA I que recebe 300I/s e a ETA II, QUE RECEBE 600I/s. Oprocesso0 de tratamento segue o roteiro:
    1° Nas estações de tratamento a água bruta recebe carvão ativado, que serve para tirar o cheiro e o gosto da água e também, sulfato de alumínio que separa a sujeira da água;

    2°Floculação- No procedimento de floculação,a água que está nos tanques vai ser separada da sujeira pela ação do sulfato de alumínio;

    3ºDecantação- Um processo em que pelo repouso, a sujeira contendo partículas sólidas, tende a descer em direção ao fundo do tanque, enquanto a água sendo menos densa permanece na superfície. Estes decantadores têm aproximadamente 4 metros de profundidade;

    4°Calha de oxigenação - Como a água já vem do rio com pouco oxigênio e fica parada nodecantador em torno de 3hs, isso diminui ainda mais a quantidade de oxigênio, por isso as calhas servem para oxigenar a água;

    5°Filtração- Ofiltro é constituído de 5 camadas: pedras,areia grossa, areia média, areia fina e carvão Ultracita,a água entra por baixo e passa por todas as camadas, retendo, partículas menores que ainda ficaram na água.
    é acrescentado fúor para evitar a incidência de cárie dentária, como também, o cloro para matar microorganismos existentes na água. Após o término deste processo, a água passa para os reservatórios.

    DANIELA GRUPO:4

    ResponderExcluir