segunda-feira, 25 de abril de 2011

Aquífero Guarani

É o maior manancial de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo. Está localizado na região centro-leste da América do Sul, entre 12º e 35º de latitude sul e entre 47ºe 65º de longitude oeste e ocupa uma área de 1.2 milhões de Km², estendendo-se pelo Brasil (840.000 Km²), Paraguai (58.500 Km²), Uruguai (58.500 Km²) e Argentina (255.000 Km²). Ocupa no Brasil os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
É formado por derrames de basalto ocorridos nos períodos triássico, jurássico e cretáceo inferior (entre 200 e 132 milhões de anos). Sua recarga natural anual (pelas chuvas) é de 160 Km³/ano, sendo que desta, 40 Km³/ano constitui o potencial explorável sem riscos para o sistema aquífero.



Carolina Fernandes - Grupo 1.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. De acordo com estudos da Universidade da Água, a poluição dos Aquíferos superiores que ocorre, no Brasil, Paraguai, Uruguai ou Argentina, poderá contaminar a água que é extraída dos poços profundo" até mesmo quando estão localizados nos seus setores confinados".

    Grupo:Caroline, Jamiéli, Patrícia, Taís Tamara, Taís da Silveira e Maria.

    ResponderExcluir
  3. O Aquífero Guarani, foi formado 132 milhões e 200 milhões de anos atrás, nos períodos Triássico, Jurássico, e Cretáceo Inferior. Imaqine só: oito estados brasileiros, mais o Norte da Argentina e do Uruguai, e parte do Paraguai se assentam sobre esse oceâno de água doce, numa área de 1,2 milhão de quilômetros quadrados - o que faz dele o maior reservatório de água subterrânea transnacional do mundo.

    ResponderExcluir
  4. A maior parte do Aquífero Guarani fica em território brasileiro - são dois terços da área total, nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
    Só em um desses estados, São Paulo, o Guarani é explorado em mais de mil poços - e a maioria deles fica numa área de recarga do aquífero, isto é, na região de 17 mil quilômetros quadrados que ele se recarrega com a infiltração das águas da chuva.

    Grupo: Caroline, Jamiéli, Patrícia, Taís Tamara,Taís da Silveira e Maria.

    ResponderExcluir